18 de setembro de 2012

Pondo os números no mapa (2)...

Imaginem o seguinte exercício. No local geográfico onde vivem estão tracem uma linha recta que passe obrigatoriamente pelo centro da terra até atingir a superfície terrestre do "outro lado do Mundo".  Os dois pontos obtidos são chamados antípodes, do Grego antipous. Mais do que um exercício matemático ( longitude +/- 180º, - latitude), virar o Mundo ao contrário revela combinações engraçadas de regiões ou cidades diametralmente opostas.

Por exemplo, a bela cidade de Évora - capital de distrito de Évora - tem aproximadamente como antípode Wellington - capital da Nova Zelândia. O mais curioso é que a área administrativa do concelho de Évora (~1300 km^2) é quase a mesma que a da região metropolitana de Wellington (~1400 km^2). Ainda em Portugal, Guarda tem como antípode Puponga, uma minúscula cidade costeira no Noroeste da Nova Zelândia (já agora o único país antípode de Portugal). Aparentemente Guarda e Puponga não têm muito em comum...



E agora um dos pares antípodes mais interessantes na medida em que as coincidências são da responsabilidade de Portugal. A cidade de Formosa nas margens do rio Paraguai é a capital da província Argentina com o mesmo nome. A cidade Argentina de Formosa fundada por Luís Fontana (belo nome por sinal) tem como antípode a região de Taiwan. Ora como todos recordam em 1600 foi criado em Taiwan um posto comercial Português e a ilha passou então a ser designada por... Formosa.

Mais antípodes havia para contar mas por agora fico por aqui.





Sem comentários:

Trans - Siberiano