17 de setembro de 2012

A marcha estática Nazi...

Mais polícias que manifestantes na rua significa quase sempre uma coisa, os "Nazis" marcaram uma demonstração. Escrevo "Nazis" entre aspas porque na verdade os demonstrantes não passam geralmente simpatizantes do NPD o único partido Alemão de extrema-direita com alguma expressão eleitorial (e mesmo esta circunscrita a alguns estados). Geralmente apelidados de neo-Nazis, os membros e simpatizantes do NPD (ou da sua ideologia) planeavam uma marcha desde a estação principal até ao centro da cidade.


(Imagem: PNN)

Sempre que a extrema-direita se mobiliza existe uma contra reacção de habitantes que, não tendo por certo uma ideologia política homogéna entre si, valorizam aquele que é visto como um dos mais altos deveres da sociedade Alemã, a tolerância (ver ponto 1 do post anterior).  Os relatos noticiosos colocam o balanço de manisfestantes em 1 para 37, um simpatizante de extrema-direita para 37 adeptos da tolerância. Os 3000 manifestante contra a extrema-direita bloqueiam pacificamente a saida da estação fazendo com que a marcha neo-Nazi fique estática durante horas. Sem local para onde ir a extrema-direita regressa a "casa" com memórias de uma marcha nunca chegou a ser.

Ok, isto foram os factos. Mas o que aprender sobre os eventos pacíficos da sábado passado. Quatro pontos rápidos com todos os defeitos e virtudes de um observador "independente".





(Imagem: PNN)


1 - A primeira coisa que me surpreendeu foi a total descoordenação do movimento de extrema-direita, tal era a descoordenação que sou levado a pensar que a "grande demonstração" Nazi apregoada no dia anterior foi exagerada pela troca de informação boca a boca, que, convenhamos, acrescenta sempre mais uma centena da participantes a cada conversa.


2 - Que a extrema-direita, mesmo em números residuais, gera na população Alemã um sentimento de revolta interna, na sua esmagadora maioria pacífica. Reminiscências por certo de uma memória colectiva trágica e intra-geracional.

3 - Que alguns movimentos mais à esquerda tomam vantagem da situação para fazerem propaganda política. Algo que não tira o brio à população Alemã pela sua réplica dada no sábado passado, mas que nos põe a pensar. Num contexto de acção reacção que será destes movimentos quando os neo-Nazis se tornarem infinitamente residuais?

4 - Que a polícia não vacila nesta situações e monta desde a hora zero um dispositivo que mete medo a qualquer um, Nazi ou não. Não é agressiva, embora também o possa ser quando é preciso, mas pauta pela frieza e conta com o aparato criado pelos multiplos veículos de apoio para manter a calma.


Sem comentários:

Trans - Siberiano