18 de novembro de 2010

Toscana na cozinha...

Durante uma das minhas viagens pela Itália, mais concretamente por Catania descobri uma sopa famosa proveniente da Toscana. No seu nome original papa al pomodoro é uma sopa básica de tomate à qual se acrescenta generosas fatias de bom pão caseiro nos últimos momentos da cozedura. No passado fim de semana, aproveitando a paz de alma que é ter uma cozinha só minha, decidi re-inventar a receita acrescentado uns toques pessoais.

Decidi colocar o forno a 180 graus e cortar o pão em cubos, aproximadamente 1cm x 1cm. Fiz o mesmo com uma generosa embalagem de queijo feta e 250 gramas tomates cherry cortados ao meio. Espalhei tudo num tabuleiro. Por cima coloquei folhas de basílicum, dentes de alho picados, pimenta preta moída e um generoso banho de azeite. Após 20 minutos retirei do forno.

Em vez de juntar o preparado à sopa durante a cozedura, decidi usa-lo apenas como complemento. Coloquei a sopa num prato e por cima o pão, queijo e tomates bem tostados. Liguei a aparelhagem, sentei na cadeira e, melhor que o intenso sabor da sopa, foi degustar a beleza de ter uma cozinha ordenada e limpa.

1 comentário:

Anónimo disse...

que belo petisco! luis, es um verdadeiro chef de cozinha! ;)

Trans - Siberiano