28 de maio de 2010

Adeus ou até breve?

Comprei faz coisa de um ano um Asus eee PC e sempre gostei da geringonça. É pequeno mas sem ser minúsculo e vem com tudo o que se pode desejar de um Netbook. Uso-o especialmente quando tenho de viajar e não me apeteçe andar com o portátil ás costas.
No meio deste romance havia no entanto algo que sempre me irritou. De cada vez que ligava o computador este acedia à net e passava minutos e minutos a actualizar o sistema operativo. Nunca percebi bem para que servia todas as actualizações e fui tolerando as suas manias até à semana passada.

Instalei pois, e pela primeira vez, o sistema operativo Ubuntu definitivamente no Asus (anteriormente corria só através da pen). Confesso que não foi tão complicado como pensava e os benefícios foram apreciáveis. As incompreensíveis actualizações acabaram, noto que o computador é mais eficiente e pelo que parece o meu antivirus é agora apenas um acessório de cosmética.

Nem tudo foram rosas pois houve coisas que não funcionaram à primeira. Por exemplo, o ponteiro do rato teimava em não se mexer e visualizar flash na internet foi obra. No entanto pessoas como o supermike44, rgupi_only ou Jym3ndel fizeram o favor de escrever na world wide web como contornar estas pequenas ubuntices.

Por agora estou a gostar da nova vida do pequeno companheiro, mas ainda não sei se é um adeus ou um até breve ao XP...

Abraços

1 comentário:

Eng. a sério disse...

PIK!!! Estás a começar a dar o salto para a liberdade informática?? hehehe!!
Eu também. Tenho no meu portátil instalado o novíssimo Ubuntu 10.04 e até à data corre sem grandes problemas. Só uso o Windows mesmo porque ainda não dá para abandonar o software SIG que bem conheces.
Aquele abraço!

Trans - Siberiano