1 de junho de 2010

Assimetria humana

Tempo para uma pequena comparação entre o salário médio de várias posições no mundo académico nos Estados Unidos em comparação com o salário de treinadores de futebol. Ora, uma vez que os dados são apenas referentes aos Estados Unidos temos que ter em conta que o "football" deles é diferente do nosso. No entanto, esta discrepância de valores, poderá muito bem ser representativa do que se passa na Europa entre o salário dos académicos e o salário dos treinadores de futebol, nosso.
Num tempo de crise que não toca a todos, existem outras profissões onde a discrepância é ainda mais acentuada. Sou da opinião que este tipo de discrepâncias sempre existiram na sociedade humana, e não estou a falar apenas de dinheiro.
Por exemplo, também na ciência as discrepâncias existem, neste caso em termos de conhecimento. Existem várias instituições académicas cujo nome vale tanto que os melhores são naturalmente atraídos para elas. Cambridge ou MIT só para citar algumas. O mesmo se passa com publicações cientificas onde a Nature e Science disputam entre si algumas das mais relevantes publicações que são produzidas todos os anos.

Em jeito de conclusão penso que estas assimetrias são persistentes em vários domínios da nossa sociedades. Mesmo quando inventamos sistemas políticos ou burocráticos para as esbater acabamos sempre por provocar novas assimetrias que, em muitos casos, resultam em eventos históricos pouco agradáveis.

Assimetria será então uma condição inerente da nossa vida em sociedade?

Abraços

2 comentários:

sofia disse...

ha uma outra assimetria crassa que nao deveria passar despercebida que a assimetria dos treinadores de futebol tenta esbater. acho incrivel que hoje em dia professores e professoras tenham uma diferenca salarial tao grande! E natural que para uma funcao diferente, haja salarios diferentes. Mas como compreender que para a mesma funcoes o salario seja diferente, dependendo se se e homem ou mulher?

Unknown disse...

Pois é Sofia, bem lembrado. O engraçado é que aparentemente essa assimetria é maior entre os bárbaros :)

http://trans-siberiano.blogspot.com/2009/03/enigma-barbaro.html

Abraços

Trans - Siberiano