6 de dezembro de 2007

Destino Itália II

Continuando pela viagem virtual a Itália, é tempo agora para dar a conhecer a cidade que nos vai receber lá para o final deste ano... Falo-vos, é claro, de Milão...

Stemma del Comune di Milano

Milão, em italiano Milano, em latim Mediolanum e em milanês Milan, é a capital da região da Lombardia. Desde a Idade Média que Milão é um grande centro comercial, industrial e financeiro a nível Europeu. Actualmente é a cidade mais rica da Itália.
Foi uma das cidades Italianas que mais sofreu com a Segunda Guerra Mundial, tendo sido posteriormente alvo de intensa reconstrução. Os monumentos de maior interesse são as igrejas romanas de Santo Ambrósio e Santa Maria delle Grazie, a magnífica catedral gótica, o Palácio dos Sforza (obra de Leonardo da Vinci e de Bramante), o teatro de ópera Scala e as galerias Vittorio Emanuele.

No decorrer da história, a região que é agora a cidade de Milão, sofreu influencias de várias culturas. Influencias Celta e Romana marcaram os primórdios da história desta cidade. Seguiram-se guerras contra o então rei Alemão (Frederick Barbarossa) e uma sucessão de domínios Espanhol, Francês e Austríaco durante a idade média. No século dezanove, Napoleão, conquista a Lombardia. Só que as coisas ainda não acabaram aqui. Napoleão morre e os Austríacos voltam a Milão, é neste período que se torna a Capital das grandes obras de ópera. No entanto, os Nacionalistas Italianos, que provavelmente adoravam ópera, decidiram expulsar os Austríacos e manter os grandes espectáculos líricos na sua cidade. Já no século vinte andou por lá um tipo com um bando de camisas negras a fazer das dele... mas isso é outra história...

E agora um pormenor importantíssimo sobre a cidade de Milão. É lá que está sediada a fantástica Anonima Lombarda Fabbrica Automobili... ou para os menos atentos, Alfa Romeo. Um construtor que não produz carros, mas sim, obras de arte sobre rodas como esta (que nem sempre funcionam bem, mas isso são só detalhes...lol).

'O sole mio



Sem comentários:

Trans - Siberiano