29 de outubro de 2009

Bem vindos ao século XIX

As origens do frigorífico dito moderno remontam ao início do século XX quando dois estudantes da universidade de Estocolmo conceberam o primeiro sistema da refrigeração por absorção. Mas a história revela que os princípios básicos da refrigeração artificial tiveram origem muito antes. Já em 1851, o "pai da refrigeração" John Gorrie, revelava ao mundo a primeira máquina de fazer gelo. Se recuarmos ainda mais no tempo encontramos a primeira máquina de refrigeração artificial cujo funcionamento foi demonstrado. Mais precisamente em 1748 e devido ao génio de William Cullen (cool).


Serve isto para dizer que finalmente, em pleno século XXI, a casa onde moro passou a ter um congelador. É verdade, até à bem pouco tempo apenas possuíamos um frigorífico mas sem congelador. Não podíamos pois congelar alimentos nem comprar a nossa comida congelada preferida (gelado) sem sermos "obrigados" pelas leis da física a devorar toda a matéria até à última partícula.

Com grande orgulho nosso, atingimos agora a um nível de desenvolvimento digno do século XIX, altura pela qual a máquina de fazer gelo foi inventada. Para evitar grandes euforias decidimos não comprar um frigorífico novo mas antes aproveitar um em segunda mão cujo o anúncio se encontrava espalhado pelas paredes da universidade. Para nossa surpresa a máquina está em excelentes condições, tem um design muito 80ies e, o melhor de tudo, faz aquele barulhinho característico quando começa a trabalhar com mais afinco.

Depois de alterado sentido de abertura da porta e de transferidos os mantimentos semanais para a nova localização, decidimos oferecer o velho frigorífico a quem o desejar levar... Se alguém estiver interessado avise...

Abraços...

3 comentários:

bacco disse...

Então?
Não há direito à foto?
Queremos ver a máquina!!!
Abraço

designium disse...

Eheheh :D por acaso já temos ca um e uma arca. Mas realmente um frigorifico sem congelador é mt complicado :(

fiquei a perceber quando apareceu o processo de congelamento :D e o bacco tem razão so ca falta uma foto :D

Anónimo disse...

geladeira?

Trans - Siberiano