2 de fevereiro de 2015

Meias verdades sobre a Alemanha e os Alemães...

Meias verdades porque é óbvio que qualquer generalização está, por definição, errada. Podemos sempre encontrar a excepção na regra e o próprio admitir de uma regra é à partida uma falácia. Assim sendo, é muito mais conveniente falar em meias verdades. Falar não das pessoas que materializam o preconceito (sempre uma residual minoria cuja voz tende a ser exacerbada), mas sim da maioria que tantas vezes fica no silêncio. Aqui vão algumas das minhas meio-verdades favoritas:

O Alemão é pontual?
Uns sim, outros não. Bastantes chegam antes da hora combinada, o que para mim também não é ser pontual mas sim adiantado. Uma parte considerável chega atrasada. 

Os Alemães são um povo frio?
Sim, quando mortos. Quando vivos têm à volta de 37 graus. São tão quentes quanto qualquer um de nós e tão antipáticos quanto o mais antipático dos nossos amigos em dia não.

O Alemão é uma língua difícil?
Não. Chinês, Árabe, Russo ou Grego é que são.

Os Alemães gostam de futebol?
Sim, bastante. Qual foi a última vez que em Portugal um estádio de um clube da terceira divisão encheu num jogo jogado a -2ºC e queda parcial de neve? Também há os que não gostam, uma minoria que encontra grande prazer em irritar os que gostam.

A salsicha é o prato favorito dos Alemães?
Se estamos a falar de pratos a sério então não. É muito mais comum encontra-los a comer num restaurante Italiano, Indiano, Espanhol, Tailandês, Japonês, Argentino, Etíope, Português, eu sei lá bem...

O Alemão é hipocondríaco?
Acho que em média o Alemão está sempre com algum pequeno problema de saúde, a moda neste momento é a intolerância à lactose.

Na Alemanha as autoestradas são livres de custos?
Infelizmente assim é. Quem usa autoestradas não paga, mas quem não tem televisão tem que pagar taxa de... televisão!?!?

O inverno na Alemanha é duro?
Não, o inverno em Trás-os-Montes é que é, já que não existe diferença fundamental entre a temperatura dentro ou fora de casa. Na Alemanha é tudo mais doce devido à descoberta de uma coisa chamada aquecimento.

Na Alemanha os grandes investimentos são implementados de modo eficaz?
Tem dias que sim. Noutros dias há aeroportos quase prontos a estrear até que descobrem, poucos dias antes da inauguração, que o sistema de incêndio não funciona bem. Era para abrir em 2010 mas já se fala em 2018 como data mais provável!

Os partidos políticos na Alemanha são diferentes dos nossos?
Não muito, mas existem dois aspectos importantes a salientar. Um é o sentido de compromisso bastante vivo em diferentes cores políticas, basta ver os inúmeros exemplos de coligações que governam quer a nível de estado como nacional. A segunda é a possibilidade de existirem partidos com cariz regional. O que leva a situações peculiares de partidos como a CSU, que só concorre na Bavária, mas que por afinidade com a CDU consegue sempre ter grande influência em políticas nacionais.

É fácil viver na Alemanha.
Sim, é. Do ponto de vista organizativo até se pode dizer que é muito fácil.

1 comentário:

Daniela disse...

Gostei bastante ;)

Trans - Siberiano