16 de fevereiro de 2015

Bongiorno Berlin !?

Imaginem que estão a planear as vossas próximas férias de verão em Pescara, uma cidade na costa este de Itália, num hotel à beira do Adriático. Consultam a Wikipédia e descobrem que no verão as temperaturas da cidade costumam rondam os 29 ºC. Chegados a Pescara, bem no meio de Agosto do ano seguinte, descobrem que afinal está a chover e que até está fresco, chatice. Eis então que uma nova realidade, algo que nunca tinham pensado ser possível, se abre diante dos vossos olhos molhados. Em Itália também chove no verão! Aquilo que vocês esperavam encontrar, sol e 29 graus, é o que chamamos de clima, aquilo que encontram no dia da chegada é o que chamamos de tempo.

É-nos possível hoje em dia fazer algumas inferências sobre o estado do clima no futuro. Não podemos prever o tempo, mas podemos, com algum grau de segurança e erro associado, antecipar traços gerais do clima. Um estudo publicado fez a seguinte pergunta. Como será o futuro clima das principais cidades Europeias e, caso mudanças se verifiquem, quais são hoje em dia as cidades com o clima mais semelhante àquele esperado num futuro algo longínquo? Parece complicado? Não, na verdade é bastante simples.

Dados retirados da publicação assinalada e trabalhados em QGIS.

O mapa mostra a temperatura média anual na Europa para o período entre 1961 e 1990. Os pontos negros representam a localização geográfica de algumas cidades Europeias. Os pontos cinza representam a "localização" futura do clima das mesmas. Isto caso a temperatura média anual evolva segundo um particular cenário de aquecimento global. Assim sendo, projecções da temperature média anual para a cidade de Estocolmo entre os anos de 2071 e 2100, indicam um valor semelhante àquele que se verifica em Berlim nos tempos que correm. De modo análogo, a futura temperatura média anual esperada para a cidade de Berlim é semelhante à que hoje se faz sentir em algumas zonas da Itália, por exemplo, em Pescara! O que não implica, claro está, que não chova nem faça frio nos verões do futuro em Berlim. Caso para dizer, bongiorno Berlim!

Sem comentários:

Trans - Siberiano