21 de maio de 2014

Trans-Siberiano sugere com antecedência

É oficial! A "mega" freguesia urbana de Vila Real vai mudar de nome após a união formal das freguesias de São Pedro, São Dinis e Nossa Senhora da Conceição. Este blog antecipou em largos meses esta necessidade, propondo na altura uma série de nomes alternativos para todas as recém formadas freguesias. Sim, porque temos nós de aceitar que apenas a "mega" freguesia urbana mude de nome?

Um estudo a ser conduzido pela autarquia olhará ao contexto histórico e geográfico do território para propor uma série de opções aos habitantes. Eu proponho que sejam os próprios habitantes a determinar o leque de possíveis nomes e a não esperarem pelas opções dos "burocratas da terra".


A proposta Trans-Siberiana é tão má e tão boa como qualquer outra. No entanto, existe uma característica fundamental. Com a formulação de nomes híbridos, a proposta evoca a memória colectiva  dos lugares nos quais a geração presente e passada cresceram. No futuro, os nomes e limites das freguesias serão certamente alvo de nova discussão. Se existe coisa volátil neste mundo são palavras e fronteiras.

Sem comentários:

Trans - Siberiano