21 de novembro de 2013

Muito em breve...


  ... a Alemanha vai ter um salário mínimo nacional, em pleno século XXI.

... a Alemanha terá na sua capital um aeroporto moderno cuja inauguração só leva 3 anos de atraso e cujo preço inicial de €1.7bln só aumentou para €4.7 bln.

... a Alemanha terá um governo após dois meses de negociações para uma coligação entre os dois maiores partidos.


E o que isso interessa? Muito pouco. Mais do que os factos (análogos a tantos outros países, e até certo ponto inevitáveis) o que importa realçar é a atitude Alemã perante os factos. Não existem pressões por parte dos media a pedir uma decisão rápida das negociações políticas nem julgamentos públicos. Muito ao contrário do que se passou recentemente em Portugal, onde foi dado um prazo de uma semana! para que três partidos se entendessem. 

Quando os projectos se atrasam as pessoas demitem-se (ou são demitidas) e outras tomam o seu lugar. Tudo é feito de forma serena e natural, sim, porque errar afinal ainda é humano. Não existe a preocupação compulsiva em encontrar ou fabricar culpados mas sim a preocupação de compreender o que falhou e não quem falhou.

É pois na atitude perante os problemas vulgares que o povo Alemão demonstra particular descernimento, sentido de compromisso e calma, muita calma. Para minha grande tristeza penso que não há reforma alguma que possa difundir esta característica numa sociedade, ela tem essencialmente que ser ganha com o tempo. Em Portugal penso que isso implica o tempo de mais duas gerações.

Sem comentários:

Trans - Siberiano