18 de agosto de 2013

Academia Russa de Ciências em risco...

Depois de sobreviver vezes sem conta ás investidas subversivas do Czar, depois de manter a sua independência do domínio Bolchevique durante tempos de revolução, não deixa de ser paradoxal que a existência da Academia Russa de Ciências (ARC) esteja agora ameaçada em tempo de paz.

Seguindo uma linha política característica dos últimos anos, o presidente Russo fez passar uma proposta de lei para fundir a ARC com outras academias de menor dimensão na área da medicina e agricultura.Tal seria o prego final no caixão de uma super-estrutura carente de financiamento que nunca foi propriamente reestruturada após o fim da União Soviética. É muito claro que a academia necessita de uma remodelação, disso não existem dúvidas. Mas a questão é mais profunda. O que está a ser tentado é unir uma academia que sempre se dedicou à ciência fundamental a academias de vertente claramente aplicada. Tal plano é apenas mais um eco da vertente economicista que se vem apoderando das universidades, favorecendo a pesquisa aplicada em detrimento da fundamental.

Tempos houve em que a ARC foi um pilar fundamental da resistência contra o poder político autoritário (de diversa natureza e ideologia). Vozes como as de Mendeleev, Vernadsky ou Sakharov  garantiram no passado que política e ciência se mantêm nos seus devidos lugares. Seria pois um desrespeito para todos aqueles que usam a tabela periódica, o conceito de Biosfera ou que se batem pelos direitos Humanos, não fazer os possíveis para que a ARC se mantenha independente na sua gestão. 

O projecto de lei apoiado pelo presidente Russo será votada em Outubro. Isto dá uma pequena mas importante janela de oportunidade para apoiar a academia. Está on-line uma petição para ser entregue ao governo Russo e membros da Duma para adiar a votação da lei de modo a proceder a uma consulta com membros da academia sobre a melhor forma de reestruturação. A petição é pois construtiva (no espírito há muito cultivado pela ARC), não abdica da reestruturação, mas propõe uma consulta com os membros da academia, coisa que não foi feita.

Eu já fiz a minha parte.


Sem comentários:

Trans - Siberiano