5 de novembro de 2008

Vitória para Obama...

Incontornavelmente a notícia do dia é a eleição de Barack Obama como o quadragésimo quarto presidente dos Estados Unidos da América. Uma eleição que muitos dizem histórica mas que eu prefiro chamar de inevitável face à dinâmica que o Mundo atravessa neste momento. Obama é o primeiro presidente Afro-Americano de um país que tem a escravatura como marca de nascença. Frequentou a Columbia University onde se especializou em relações internacionas e em 88 entra para a Harvard Law School. Obama é um produto da América, um produto do ensino privado e da inexistência de um serviço nacional de saúde.

Para mim a grande, mas mesmo grande e histórica vitória de Obama foi a de vencer Hillary no seio de um clubismo partidarista Democrata (semelhante ao existente na maioria dos Países democráticos). Esta foi a prova que a mudança é possível. A vitória de ontem foi só a consagração, os últimos 100 metros de uma longa maratona. Para mim Obama é a última esperança da política nos EUA, não espero nada mais de Obama a não ser a perfeição, pois foi na perfeição de argumentos, estratégias e comnunicação que a sua campanha se baseou. Obama sabe o que o Mundo espera dele e o Mundo não tolerará decepções...

Como antigamente eram preciso três meses para um desgraçado em cima de um cavalo comunicar a todos os Estados que o novo presidente tinha sido eleito, teremos agora também de esperar três meses até Obama tomar oficialmente posse como quadragésimo quarto presidente dos EUA.

Parabéns Obama, o Mundo por agora pára até Janeiro...

Sem comentários:

Trans - Siberiano