6 de outubro de 2008

O trovador

Jean... mais conhecido como Jean de Pyresque...
Nascido no Congo, este Belga de cinquenta e poucos anos foi a personagem mais engraçada e interessante que conheci em França...foi o nosso guia durante duas semanas, mostrando com alegria todos os segredos da vila e alguns da sua fascinante vida...
Nas suas palavras:
"O meu nome é Jean, nasci no Congo e o primeiro leite que bebi foi o de uma mulher preta... Para minha surpresa, vim a descobrir mais tarde que o leite é todo branco, que o sangue é todo vermelho e que os ossos quebram de igual modo... Não interessa se és branco ou preto..."
Viveu em África até ao tempo da descolonização Belga em 1960... Esteve detido pelo governo devido a causas que se escusou comentar. Refugiou-se nas montanhas Francesas em 1998 e reconstruiu a Vila de Pyresque com a ajuda de alguns habitantes das redondezas. Hoje a vila funciona como turismo rural durante o verão, durante o inverno está fechada e Jean regressa à Bélgica para estar com o filho...
Com a guitarra na mão cantou canções de outro tempo, de África, dos seus tempos de estudante, da revolução... Adora o conhecimento, é curioso por natureza e diz que ainda se sente um adolescente, o único problema é que " estou preso a um corpo que já não me obedeçe como eu quero...(risos)"
Sonha em regressar a África, mas por agora podemos econtrar Jean a caminhar na montanhas de Pyresque guiando "ignorantes involuntários da metrópole por entre as maravilhas do senso comum"...
Jean, um verdadeiro trovador...

Sem comentários:

Trans - Siberiano