26 de novembro de 2007

Ás vezes nem sei porque tento...

Aqui estou eu, sentado confortavelmente no comboio, a regressar a casa vindo de Berlim. Estão a assistir à minha tentativa frustrada de tentar ler o "Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa". Está disponível na net e podem fazer o download no site da UE. Podem fazer o download mas não vale a pena, muito simplesmente porque este tratado (+\-500 páginas) já pouco vale. Depois de uns referendos "falhados" voltou quase tudo à estaca zero e foi redigido um Tratado Europeu Simplificado que deverá ficar com o nome pomposo de Tratado de Lisboa. Recebemos então os líderes Europeus para discutirmos os "entraves", principalmente Polacos e Italianos. Depois de se fazerem algumas cedências tiramos uma foto de "família", apertamos as mãos e lançamos para o ar a ideia de que pode nem haver referendo...

Confesso que não consegui ler todo o tratado (é seca, mas seca das valentes). O que me deixou a reflectir... Eu não o consegui ler, mas, será que o Eng. José Sócrates conseguiu? ou o seu Ministro dos Negócios estrangeiros? Ou todas as outras pessoas que opinam sobre esta matéria?

Fiquei a reflectir sobre isto... Não sei se deve ou não haver referendo. Por um lado devemos ter o direito a nos pronunciarmos sobre esta questão, mas pensando bem, como vou eu conseguir pronunciar-me sobre algo que não consigo ler?


Sem comentários:

Trans - Siberiano