5 de março de 2007

Nós é que curtimos isto Amarelinho...


Pois é, a vida é mesmo assim, lideres vêm e lideres vão mas como sempre a arte fica... E se muitos não lhe chamariam arte (porque uma vez mais tendem a misturar política com tudo o resto) eu cá chamo, e digo mais, é uma arte que de certo modo me faz feliz. No fundo este tipo de arte (ideologias à parte) exprime um grande sentimento, o sentimento que o homem tem em ser maior que ele próprio, em atingir o que muitos não pensam ser alcançável, no fundo o sentimento que o homem tem em não se contentar com a mediocridade. E se houver ai algum homem que não sinta isto então não digno de visitar este museu... É giro ver como dois sistemas aparentemente tão diferentes (liberdade e totalitarismo) se tocam em vários aspectos artísticos.
Gostava de ter ido contigo Amarelinho, mas vamos ter outras oportunidades para vivas discussões sobre este aspecto...

Ainda houve tempo para uma visita ao museu de história Alemã, mas tive de parar no séc 18, já não aguentava tanta informação....

Podem fazer uma visita virtual neste site... Arte e propaganda
(explorem clicando e mexendo o rato, podem saltar de corredor em corredor)

1 comentário:

Anónimo disse...

Acredito em ti... deve ser mesmo marcante...

Podemos dizer que a propaganda política foi o berço da actual publicidade. Foi nela que se experimentaram as tecnicas para convencer as massas...

O que muitas pessoas esquecem, ou desconhecem até, é a Arte de Propaganda, onde podemos observar Obras de artistas famosos, obras feitas por encomenda para os governos da altura, de modo a chocar e sensibilizar o povinho :)

Um exemplo de como a Arte pode servir a Propaganda de um regime, é o famoso "Guernica" de Pablo Picasso, representando a destruição da cidade com o mesmo nome, bombardeada pela aviação alemã a mando do General Franco. Mais tarde, o regime convidou picasso a pintar a obra para expor no pavilhão da República Espanhola na Exposição Internacional de Paris.

Muitos podem ver a Obra como o massacre de vidas inocentes, mas para o regime, podemos ver uma mensagem clara, "quem não nos apoiar, morre!!"

Trans - Siberiano