27 de março de 2007

Luís...sempre soube....

Uma rápida busca na net revelou o significado do meu nome... digam lá que não é apropriado...

Luis: Do alemão "guerreiro famoso, glorioso"...

Verifiquem o vosso nome aqui

Pronto....para aqueles que acham a informação de sites brasileiros duvidosos aqui vai a versão da Wikipédia

Luís - É um pronome da onomástica da língua portuguesa cuja origem procede do francês antigo Looïs (francês moderno Louis), que por sua vez deriva do prenome germânico de tradição merovíngia Hludwig, latinizado em Clodovicus e, posteriormente, em Ludovicus. A forma germâncica Hludwig é composta de hlud, "fama" e wig ("guerra"), o que poderia ser interpretado como "célebre guerreiro" ou "famoso na batalha".

O prenome "Luís" popularizou-se na Península Ibérica a partir do fim do século XIII em razão do prestígio do rei da França, Luís IX (1214-1270), mais conhecido como São Luís, canonizado em 1297, cuja festa se celebra no dia 25 de agosto.

No total, mais de dezoito reis da França levaram o prenome "Luís" e há mais de vinte santos assim chamados...

Que tal....

1 comentário:

cesaralvim disse...

Pois bem, sites brasileiros nunca fiando, por isso acho muito bem a confirmação por parte da Wikipédia, e fui ver o meu nome tb: "César significa "cabeludo", o que sugere que os Júlios Césares, um dos ramos da gens Júlia, eram conhecidos pelas suas fartas cabeleiras (em contrapartida, dado o sentido de humor romano, podia também significar que os Júlios Césares eram conhecidos por serem carecas)"
Conclusão: estes gajos nunca se decidem...

Trans - Siberiano