19 de fevereiro de 2007

Berlin, ciência, cultura e curiosidades...




É um post longo, mas vale a pena :)

Uma vez mais aproveitei o fim de semana para visitar uma cidade que cada vez me fascina mais, é sem dúvida a cidade mais multicultural que alguma vez visitei, surpreendentemente encontro nas ruas desta cidade uma paz interior que é difícil de explicar. Mas vamos aos motivos de interesse; a começar pela conferencia sobre política e alterações climáticas, uma sessão onde foram esclarecidas algumas dúvidas e desafios sobre os mais variados temas da tão em voga "climate governance". Começando a discussão sobre o actual esquema de troca de créditos de emissão de CO2 e o receio de os países do terceiro mundo passarem a ser os novos "CO2 lanfills " para os países ricos e terminando na minha sessão preferida onde um "americanoide" (copyright Magana) fez uma reflexão muito interessante sobre a força dos movimentos neoliberais na América (especialmente após a administração Reagan) e o desinteresse da população em relação à questão das alterações climáticas. Foi muito giro, segundo este tipo a cadeia de televisão FOX é uma das responsáveis pelo desinteresse geral da população Americana em realção ás alterações climáticas... Pisko, acho que é melhor pararmos de ver o Dr. House... :)

Agora a cultura, pois bem, terminou no dia 18 o festival de cinema Berlinale. Os premiados foram:
Melhor filme - Tu ya de hun shi ("O Casamento de Tuya"), de Wang Quan'an, em segundo lugar The Good Shepherd/O Bom Pastor, de Robert De Niro e só por curiosidade, o prémio da melhor música foi para Hallam Foe um filme com canções dos Franz Ferdinand.
Infelizmente não fui assistir a nenhum dos filmes pois decorreram durante a semana. A única coisa que pude ver do festival foi uma limusine A8 estacionada na cidade onde moro, até tive o prazer de conhecer o condutor por intermédio da sua irmã, mas infelizmente não pude dar uma volta...fica para a próxima.

Agora as curiosidades: Se repararem nas fotos vão encontrar uma torre no horizonte de Berlin, foi construida durante o regime comunista em vigor até 89. Esta torre de televisão era suposto dar uma clara mensagem do poderio Nacional vigente elevando-se cerca de 368 metros nos céus. Pois bem, este fim de semana fiquei a conhecer os apelidos que os "Berliners" dão a esta estrutura.
Em terceiro lugar - "A estrela da morte", em clara alusão à saga da guerra das estrelas
Em segundo lugar- "tele-asparagus", de facto a torre de televisão tem parecenças com um espargo... E agora o nome mais comun, durante o regime esta torre ficou conhecida como "o elevador para o oeste", segundo um colega meu de Berlin existia na altura a ideia de que esta estrutura imponente poderia cair sobre o muro de Berlin e os habitantes poderiam então usa-la para saírem da RDA...Enfim...sem comentários...





1 comentário:

Tiago disse...

miudo eh isso mesmo!!! toca a viajar com força!! agora eh a melhor altura para conhecer um pouco o pais em que estamos inseridos... boas viagem e curte ai. abraxo

Trans - Siberiano