26 de janeiro de 2007

A eficácia elevada à estupidez...

Toda a gente sabe que os Germâncos têm fama de organizados, tudo aqui parece funcionar ao ritmo de um relógio, os transportes, o trabalho etc... Vivem numa rigidez burocrática incrível, quem pensa que Portugal é burocrático tem que visitar este País, vai ficar surpreendido. Precisam de papeis para tudo e quanto maior for o papel melhor... Os extractos do multibanco saem em folhas A4!!!!
Ontem o colega informático que mora comigo comprou uma garrafa de coca cola, melhor, uma imitação rasca da mítica marca de refrigerantes de Atlanta. A marca dava pelo nome de colã (que idiotas), a referida marca deve ter as maquinas de engarrafamento mais precisas do mundo. Reparem no volume de refrigerante anunciado 3.05L. Fiquei espantado, não sei qual é o interesse de tal rigor numa simples garrafa de refrigerante mas penso que ilustra bem a sociedade onde estou inserido. Funcional, organizada e eficiente, sem a mínima dúvida. Mas desprovida de sabor e alguma alegria, tal como o gosto da referida colã que ainda anda lá por casa. Ainda bem que sou Português...


6 comentários:

Anónimo disse...

Se fosse a ti, confirmava a medida e vê se não é uma gralha de impressão... Quando a garrafa estiver vazia, compara-a com um copo de medida... :)

Anónimo disse...

nunca comentei..vou comentar agora "desprovida de sabor e alegria" nao concordo..
cada cultura tem a alegria à sua maneira..:)

beijinho

Unknown disse...

Caro anónimo, apenas duas observações.
Primeiro, devemos ter cuidado quando transcrevemos palavras de um texto. Se reparares o que escrevi não foi "desprovida de sabor e alegria" mas sim "desprovida de sabor e ALGUMA alegria".

Segundo reparo, se fizeres uma consulta rápida no dicionário vais encontrar que alegria representa um sentimento humano de bem-estar, os sentimentos são universais, o que muda de cultura para cultura é o modo de manifestação desses mesmos sentimentos. Eles não têm alegria à sua maneira,eles manifestam alegria à sua maneira. Após viver mais de 4 meses neste país é a minha sincera opinião que o sentimento de alegria que eles possuem não é comparável ao de um Português, daí a afirmação "desprovida de sabor e ALGUMA alegria".

Um abraço

Anónimo disse...

imensa desculpa pela errada transcrição.lol. isso nao muda em nada a minha opiniao. quando estamamos num pais estrangeiro é paa aproveitar

Anónimo disse...

Quando se está num país que não é o nosso, devemos observar o que tem de bom e o que tem de menos bom.
A verdade é que os Alemães tem de facto, uma maneira diferente de manifestar alegria. (sei o que digo, Alemanhã é a minha segunda pátria)

Anónimo disse...

Concordo contigo!!
Colã!??
Não há nada como uma bela e fresquinha Coca Cola (a original).
E de facto a Coca-Cola não pára de surpreender. A nova imagem está muito muito fixe... alta utilização de 3D e um ambiente que, não sei porquê, me lembra sempre para o filme Yellow Submarine (remember?) com música dos Beatles.
Pra quem ainda não viu o novo spot TV, já está disponível no site oficial português, em www.cocacola.pt.
O site tá 5 estrelas!! As personagens novas são muito boas e o imaginário Coca-Cola bem que já precisava de um "refresh". Adorei.
Pra quem curte gadgets e downloads, o site tá minado deles. O meu skin no messenger tá todo configurado com esta nova imagem e tudo de graça!

Beijos
Catarina

Trans - Siberiano