6 de novembro de 2006

Bendita termodinâmica...



Recordo hoje com nostalgia (não saudade) as famosas aulas de termodinâmica leccionadas nessa mítica instalação académica denominada CA. Recordo também que um dos primeiros capítulos dessa saudosa disciplina era referente às diferentes escalas de temperatura que existem. A variedade era imensa, começando na mais comun, graus Célcios, passando pela "americanice" dos graus Farenheit (ºF) e acabando na melhor de todas, graus Kelvin... Podiamos encontrar outras mesmo mesmo estranhas como as escala Rankine (ºRank) e Reaumur... Uma coisa em comun nestas escalas é o facto de o nome delas ser derivado da pessoa que as propôs, assim sendo, decidi também eu criar a minha escala de temperatura, onde os valores serão expressos, é claro, em graus Carvalho (ºCv)

Toda a escala que se preze tem que ter um zero, por exemplo, a escala Célcios adoptou como zero a temperatura à qual a água passa do estado líquido para o estado sólido, mas o melhor zero de todos, aquele que é mesmo (mas mesmo mesmo) fixe pois nada pode ficar mais frio, é o zero absoluto, estamos a falar é claro de temperaturas iguais a zero K (kelvin). A minha escala precisava então de um zero, como descobri-lo?

Na passada segunda feira sai de casa e dirigi-me até ao instituto, no entanto, desta vez, havia algo de diferente... a meio do caminho senti um frio "esquesito" e numa das duas pequenas pontes que atravesso deixei de sentir as orelhas... Quando cheguei ao instituto consultei os dados da estação meteorológica e descobri que às 8:30 estavam -3 graus (Célcios)...

Então aqui fica a escala de temperatura Carvalho:

Zero (definição) - Temperatura à qual se deixa de sentir as orelhas quando se atravessa uma pequena ponte às 8 horas e 30 minutos locais.

Conversões, 0 (zero) ºCv equivale a :

-3ºC
270,15 K
26,6 ºF
486,27 ºRank
-2,4 Reaumur

É verdade, hoje a temperatura ronda os 7 ºCV, não está assim tão mau......

4 comentários:

* disse...

não tá mau, 4ºC?

na minha escala, já agora se me permites o plágio ;-), o zero é nos 22ºC temperatura de casaco, quer dizer depois de 22ºC já não tenho arrepios nem uso casaco, portanto hoje estamos praí com -7ºM, melhor hem???

Sofia disse...

Deixa lá a minha escala (ºS) também não coincide com ºC. Eu sou muito friorenta e então quando estou doente pior.

Mas esse país não era para mim, eu prefiro paises tropicais, praia, sol, calor....

Anónimo disse...

Pois afilhado por Fiaes :) ronda os 16 ºC
bjos
e ja estou c/ imensas saudades tuas

Anónimo disse...

Mas quê?nao tens pena do pessoal que ainda nao fez termo?nao chega ja termos que saber essas escalas todas, e ainda te das ao trabalho de inventar mais uma???Bem!!!!
beijoca tolinho

Trans - Siberiano