Pensada por Walter Gropius, de cariz apolítico, preocupada com a "unidade da arte, dos ofícios e da tecnologia", modernista, desprezando o adorno e o passado, promotora da unidade entre a função do objecto e o seu design. Assim era a Bauhaus durante o período de Gropius de 1919 a 1925 na cidade de Weimar. Depois de crescer e se tornar efectivamente na primeira escola de design do mundo, a escola vagueou por Dessau e Berlim até ser encerrada em 1933 pelo seu director sob pressão do governo Alemão, na altura liderado pelos Nazis. Para o governo de então, o movimento Bauhaus representava um polo de intelectualismo comunista.
Na última visita a Weimar, o berço do movimento, adquiri um poster do período de Gropius onde a escola publicitava a sua exposição anual. O poster (reproduzido) mostra uma cara humana envolta em formas geométricas, cantos que se tornam curvas, tipografia livre de adornos e uma leve (longe de perfeita) simetria que corta o poster na diagonal. Tantos elementos e tanta unidade, só me falta uma parede digna para o sustentar.
Na última visita a Weimar, o berço do movimento, adquiri um poster do período de Gropius onde a escola publicitava a sua exposição anual. O poster (reproduzido) mostra uma cara humana envolta em formas geométricas, cantos que se tornam curvas, tipografia livre de adornos e uma leve (longe de perfeita) simetria que corta o poster na diagonal. Tantos elementos e tanta unidade, só me falta uma parede digna para o sustentar.
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