24 de setembro de 2013

IAA 2013, as fotos....

Saindo da estação principal não demora mais que dez minutos a pé até se chegar ao epicentro automobilístico Europeu de 2013. Terminou em Frankfurt no domingo passado a 65ª IAA, o maior salão automóvel em solo Europeu que tem lugar a cada dois anos (se bem que o salão de Paris não lhe fica muito atrás). Este ano tive a oportunidade de estar presente e de fotografar alguns modelos. Fiquem pois com o resumo.

 

A Mercedes é uma exagerada, já sabemos... Não só  contrata elementos à dúzia para a sua equipa de F1 como reserva o maior pavilhão disponível. Depois presenteia os espectadores com um show de alta tecnologia, dentro e fora dos carros. 


 Por falar em Mercedes e em F1, não podia faltar o W04 para deleite do fãs da marca das três pontas.


Ao contrário da Mercedes, que ainda não ganhou nada na F1 contemporânea a não ser umas corridecas de que já ninguém se lembra, a Audi mostrava o seu o imponente R18 e-tron quattro juntamente com o caneco de vencedor da 24 horas de Le Mans.


A Volkswagen anda preocupada com os consumos e por isso decidiu encantar os visitantes com o seu protótipo XL1. Um popó que consome apenas 1litro de gasóleo por cada 100 km percorridos. Vão ser feitos 250 e cada um vai custar 100 000 Euros mas isso agora não interessa.  


Algo mais acessível, o "novo" Yeti da Skoda. Acho até que é mais um face-lift. Um dos meus carros preferidos pois é espaçoso, prático e dá para fazer aquelas escapadas ao fim-de-semana por estrada de terra batida até à queda da água mais próxima... sim vem com a opção 4x4.   



Existem carros e depois existe o 911. Este carro já foi tanta vez re-desenhado e aperfeiçoado que é difícil encontrar-lhe falhas. Adorei esta versão comemorativa dos 50 anos do modelo o 911 50, sim o nome não é original mas o estilo retro é delicioso.




Para mim o melhor do show, o 918 Spyder. A única coisa que não gostei foi os perenes caramelos Germânicos ao lado do carro. De resto é uma obra de arte. 886 cavalos distribuídos por três motores, um V8  e dois eléctricos. Em modo completamente eléctrico a Porsche diz que o carro faz 32 km, o suficiente para dar umas voltas ao Mónaco num Domingo à tarde.


Mais um sobrevivente de Le Mans, desta vez o 911 RSR vencedor da classe Gt Pro.


La bella Itália estava meio apagada. A Maserati não trazia grandes novidades. Saltou-me à vista um bonito Ghilbli azul, o quatro portas que na minha opinião vai dar muitas dores de cabeça ao Aston Rapide. 


A Ferrari não mostrou modelos novos. Gostei particularmente do 458 Speciale. O nome só pode ser ironia Italiana, como pode um Ferrari não ser speciale


E por fim o 4C da Alfa. A foto não vale nada porque alguém decidiu que holofotes vermelhos apontados a um carro vermelho é que é fixe!  Já está a ser produzido à cadência de 3500 unidades ano e esperemos que o modelo possa dar à Alfa aquela aura mística de outrora.

Sem comentários:

Trans - Siberiano