As pessoas mais atentas de certeza que já reconheceram esta companhia aérea. Sim, acertaram, trata-se da outrora toda poderosa AEROFLOT.
A história desta companhia confunde-se com a história de uma país. Nos anos 30, quando não caiam Tupolevs nem Ilyushins, a AEROFLOT era a maior companhia aérea do mundo, contando com cerca de 400.000 pessoas e operando 4000 aparelhos. Após a segunda guerra Mundial a companhia passou a fazer voos internacionais para fora da Russia, depois, durante a era Soviética, a AEROFLOT foi nacionalizada tornando-se na companhia aérea do regime. Com a implementação do regime comunista o poderio militar aéreo da URSS aumentou, como não podia deixar de ser, alguma dessa tecnologia "saltou" para a aviação civil. Assim sendo em 1956 a AEROFLOT apresenta o seu primeiro avião a jacto para transporte civil, o Tupolev Tu-104 (ainda andam ai alguns).
A história desta companhia confunde-se com a história de uma país. Nos anos 30, quando não caiam Tupolevs nem Ilyushins, a AEROFLOT era a maior companhia aérea do mundo, contando com cerca de 400.000 pessoas e operando 4000 aparelhos. Após a segunda guerra Mundial a companhia passou a fazer voos internacionais para fora da Russia, depois, durante a era Soviética, a AEROFLOT foi nacionalizada tornando-se na companhia aérea do regime. Com a implementação do regime comunista o poderio militar aéreo da URSS aumentou, como não podia deixar de ser, alguma dessa tecnologia "saltou" para a aviação civil. Assim sendo em 1956 a AEROFLOT apresenta o seu primeiro avião a jacto para transporte civil, o Tupolev Tu-104 (ainda andam ai alguns).
Mas, o que alguma pessoas não sabem, é que a AEROFLOT na década de 70 tinha na sua frota um avião de transporte civil supersónico, o Tu-114. Este aviãozinho, no dia 5 junho de 1969, foi o primeiro avião comercial a bater a barreira Mach2, três meses antes do Concorde!!! Depois, bem, depois a URSS caiu, o dinheiro parou e a AEROFLOT entrou em decadência.
Agora, depois de passar por uma fase de reestruturação está de novo a afirmar-se como uma companhia fiável. Em 2000 contactaram consultores Britânicos e renovaram a frota da companhia da grande Mãe Russia... Curiosamente mantiveram o símbolo da era Soviética, afinal de contas, é ai que reside o código genético da companhia...
Sem comentários:
Enviar um comentário