24 de março de 2014

Onde votar?

Aproximam-se as eleições Europeias e com estas a questão de onde votar. Sim, a questão para quem mora fora do seu país de origem não se restringe em quem, mas também, onde votar. Para cidadãos da UE é dada a possibilidade de votar para o Parlamento Europeu (PE) pelo país onde moram ou pelo país de origem. 

Recebi na sexta passada uma carta da câmara municipal de Potsdam para decidir até fim de Abril se quero eleger representantes para o PE por Portugal ou pela Alemanha. Decidi pois basear a minha escolha na aritmética e não na nacionalidade, uma vez que a primeira é muito menos perigosa que a segunda. O único critério de escolha será o menor número de votos necessários para eleger um representante para o PE. Construí para tal o seguinte exercício (os dados usados andam espalhados pela wikipedia). 


A altura de cada país é proporcional ao número de votos 
estimados para eleger um deputado para o PE. 


Portugal elege um total de 22 deputados para o PE enquanto que a Alemanha elege 99. Portugal conta com cerca de 10.6 milhões de pessoas, a Alemanha 81.1. Desde já podemos ver a estratégia de proporcionalidade regressiva adoptada pelo PE e que inflaciona a representatividade de países pequenos. Alemanha tem cerca de 7.5 vezes a população de Portugal mas apenas 4.5 vezes mais assentos no PE. Para o exercício ser mais preciso vamos equacionar a taxa de participação da população. Nas ultimas eleições Europeias esta situou-se em 42.5% para a Alemanha e 36.8 para Portugal. Por último equacionemos o total de população em idade votante. Este número ronda os 89% em Portugal e os 83% na Alemanha.  As contas são agora fáceis de fazer. Para tal basta multiplicar a percentagem de população votante pela população de modo a saber quantos milhões de pessoas podem votar. De seguida multiplicamos este resultado pela taxa de participação de 2009 modo a obter uma ideia do número de pessoas que se deslocarão realmente às urnas no dia 25 de Maio. Por último dividimos o resultado pelo número de lugares elegíveis para o PE em cada país.

Os resultados em números redondos são os seguintes. Para eleger um deputado para o PE por Portugal são necessários cerca de 160.000 votos. Para eleger um deputado Europeu pela Alemanha temos que esticar o número para os 290.000. Caso não me tenha enganado, proporcionalmente, o meu voto "vale mais" se for contabilizado em Portugal do que na Alemanha. Estamos pois perante um caso em que ser pequeno tem as suas vantagens, usemos a oportunidade sabiamente, votemos. 

Sem comentários:

Trans - Siberiano