20 de outubro de 2013

Pondo o acidente do Titanic no mapa (7)...

A 16 de Abril de 1912 a primeira página do The New York Herald apresentava um mapa a ilustrar o maior desastre naval civil do seu tempo, a perda do Titanic.

 (clicar no mapa para ampliar)

O navio em causa vem indicado pelo número 1 e representado com suas quatro características chaminés. O Carpathia, navio que salvaria 705 dos  2224 passageiros, está assinalado com o número 2. Os navios e os seus trajectos são desenhados à mão, bem como muitos elementos do mapa, conferindo ao trabalho um aspecto bastante curioso.


No canto superior esquerdo um mapa de menor escala ilustra o trajecto do Titanic desde a costa de Inglaterra até ao local do naufrágio. Este trajecto é representado por uma linha negra sólida. O trajecto planeado mas nunca cumprido é representado a tracejado. O pequeno mapa inclui as costas de Portugal e Espanha. Se repararem nos detalhes vão descobrir que o nome Portugal só aparece de Lisboa para cima e só acaba na Galiza. Definitivamente um cartógrafo com sentido de humor...

 
O que mais me intrigou no mapa foi o facto da localização C.Race aparecer representada a negrito e quase com a mesma ordem de importância que Nova York ou Halifax. Após alguma pesquisa descobri que C.Race se refere a Cape Race, um local cujo nome parece derivar do Português cabo raso. O cabo possuiu até 2010 um posto de rádio, o mesmo que recebeu em 1912 o aviso de socorro do Titanic.   

Sem comentários:

Trans - Siberiano