24 de fevereiro de 2013

Gorki em Saarow...

Só foi preciso hora e meia para deixar Potsdam atrás da névoa Invernal que se levanta com o passar de cada comboio. A todo o "vapor" o aço da ferrovia ia sendo devorado e ainda antes das 11:30 já o ar frio de  Bad Saarow batia no casaco. O serpentear da neve ao ritmo do vento fazia prever uma visita difícil. Mas o plano estava há muito traçado e sem mais demora o capital objectivo foi atingido. 


A poucos metros da estação principal, rodeada de pinheiros e pequenos arbustos despidos de ornamentos florais, eleva-se a antiga casa de Máximo Gorki. Escritor, fundador do movimento literário "realismo socialista" e activista político, o órfão de Nizhny Novgorod, nascido a 1868, personifica como poucos o idealismo, ascensão e obscurantismo do aparelho Soviético. Após percorrer o Império Russo durante cinco anos e mudar frequentemente de emprego, Gorki estabelece-se  como repórter. Como jornalista, escreve abertamente contra o Czar, algo que lhe vale constantes visitas à prisão. Constantemente atormentado por problemas de saúde, Gorki é forçado a viajar para Itália onde o clima é mais favorável e a pressão do Czar menos eficaz. Regressa ao Império Russo apoiado por Lenine e inicia uma série de artigos com o principal objectivo de promover a educação em massa da população. Após fundar o jornal "Nova Vida", Gorki critica os métodos duros dos Bolcheviques e chama tirano a Lenine. Em 1921, desgastado com a luta política e uma persistente tuberculose regressa a Itália. Durante o breve período entre 1922 e 1923 Gorki visita a Alemanha e arranja residência em Bad Saarow (foto acima).  Em 1834 regressa à União Soviética, talvez devido a razões financeiras. É colocado em prisão domiciliária até falecer em 1936 sem que as causas da sua morte tenham sido devidamente apuradas. 

Ao abandonar o nr. 9 da Ulmestrasse reparto numa pequena placa a fazer companhia a um pequeno pineiro. O gelo e a neve cobrem algumas letras e ocultam as palavras. Com as luvas raspo o gelo acumulado e com relativa surpresa leio que a casa de Gorki está à venda! No alto da casa a chaminé indica que a lareira está acessa. Ao lado da pequena placa está uma outra a dizer que estamos em terreno privado e que não devemos passar da entrada. Apetece entrar e perguntar quanto custa.

Durante todo o dia fiquei a pensar que terá feito Gorki durante a sua estadia. Visitou a termas? De certo que passou o tempo a escrever afincadamente, enquanto que a sua secretária Moura Budberg tratava da correspondência. 

Outros olhares:

Uma curiosa igreja...

 Scharmützelsee

 A estação principal...bem, a única estação...

 Casa Thorak, do escultor Josef Thorak. Serviu como ponto de encontro para vário artistas durante os anos 20 e 30. Será que Gorki passou por cá? Hoje está abandonada...

Ostdeutsche Eisenbahn...


Sem comentários:

Trans - Siberiano