4 de setembro de 2012

Postais do Portugal de sempre...

Uma série de postais alterados, alguns com malícia outros com humor. Além do sarcasmo, os postais revelam a capacidade em transfigurar aspectos particularmente perenes da cultura Portuguesa em mensagens ácidas, por vezes políticas, sobre a situação actual do País... espera... Aspectos perenes? Estás a dizer que os postais não são nada mais nada menos que paisagens turísticas apimentadas pelos clichés de sempre? De certo modo sim... Então para quê perder o meu tempo com coisas que eu já sei, piadas que já ouvi, postais que já conheço?



Foi esta a minha primeira reacção ao deparar com este site. Os postais que lá figuram são apenas as construções cómicas de sempre e talvez o único motivo de originalidade seja o recurso a postais turísticos como meio. No entanto não posso esconder o facto de ter dado umas valentes risadas com alguns dos trabalhos. Talvez, ironia das ironias, o humor para ter graça tem que ser repetitivo visto que não deparo frequentemente com humor Português que se demarque dos clichés políticos, futebolísticos ou religiosos... e mais recentemente os económicos. 

Um dos meus preferidos reproduzo aqui. Sem malícia, porque na verdade eu não quero ver Lisboa destruída, quero é ver Bracara Augusta como a capital da Galécia. Para lá do Douro...     

Sem comentários:

Trans - Siberiano