21 de março de 2012

O retalho Europeu...


A Europa é basicamente uma manta de nações cozida com linhas fronteiriças permeáveis por meio de agulhas burocráticas. Não existe uma mas sim várias uniões Europeias. Umas mais conhecidas outras mais obscuras e muitas invulgares. Vejamos...

Chipre e Irlanda fazem parte da União Europeia mas estão fora do espaço Schengen assim como Reino Unido Bulgaria e Roménia. Dinamarca, Suécia e Reino Unido não gostam de Euros mas gostam de aparecer nas reuniões da comissão.

A Associação Europeia de Comércio Livre - criada nos anos 60 como alternativa à antiga CEE - está hoje reduzida a quatro estado menbros, a Islândia, Liechtenstein, Suíça e a Noruega. Destes, apenas o Liechtenstein não faz do espaço Schengen.

47 países fazem parte do Concelho Europeu. Geograficamente esta entidade Europeia tem inicio na Guiana Francesa (administrada pela França), atravessa o Oceano Atlântico pisando os Açores, rasga pela "Europa" a dentro até à Ucrânia e só termina em Petropavlovsk, a cidade mais a leste da Federação Russa.

E agora a melhor parte. O Vaticano não faz parte de numa entidade acima referida. Afinal de contas para quê misturar reinos terrenos com reinos celestes? Existe no entanto um acordo que permite ao micro-estado cunhar moedas de Euro. Tudo com a bênção da União Europeia, claro está.

Sem comentários:

Trans - Siberiano