20 de junho de 2011

Entre os Balcãs e os Estados Unidos...

As pessoas por aqui gostam de adivinhar a minha Nacionalidade pela a aparência física e o modo como falo Alemão. Devo confessar que acho o exercício engraçado, apesar de os resultados começarem a ser um pouco estranhos.

Há coisa de três semanas, estava eu e um antigo companheiro de casa à espera do jantar numa Kneipe em Potsdam, quanto um individuo de cabelo comprido me pergunta se eu era oriundo da Grécia. Eu respondo que não. Quando vou para dizer que venho de Portugal ele interrompe-me e pede algum tempo para tentar adivinhar. Eu concordo. Depois de 30 segundo em silêncio ele pergunta se venho da Turquia. Eu respondo que não e como ajuda digo para tentar pensar na direcção oposta.

Faz-se silêncio por mais 30 segundos e à terceira tentativa pergunta se venho do Irão!. Eu respondo que não e reafirmo que ele está a ir na direcção errada. À quarta tentativa, e em desespero de causa, afirma que não sabe exactamente o meu país de origem mas de certo que venho da região dos Balcãs. Uma vez mais digo para tentar algo na direcção oposta.

Já um pouco embaraçado retoma a sua reflexão por mais 30 segundos e diz: Na direcção oposta aos Balcãs!?!? Ok, Estados Unidos? Confesso que estava a gostar muito da conversa, principalmente devido ao grande esforço que o individuo punha no seu raciocínio. Uma vez mais respondo que não e digo por fim que venho de Portugal.

Portugal!!!, diz ele com cara de espantado. Quem diria!!!

Pergunto o seu nome e de onde vem. O nome não me revela. Responde que é originário da Sibéria e que vive na Alemanha há 15 anos. Trocamos algumas impressões sobre Potsdam e rimos um pouco com as suas tentativas em descobrir de onde sou. Digo-lhe que tenho um blog chamado Trans-Siberiano e ele ri.

Dizemos adeus após uma hora.

Talvez o volte a encontrar um dia, no mesmo sítio, à mesma hora, entre os Estados Unidos e os Balcãs.

1 comentário:

Anónimo disse...

Coitado sabe la ele onde fica Portugal :P. Mas da Turquia, Irao, Balcas e acabar nos USA, tava la perto eheheheh. Que maximo, eu partia-me a rir...
Daniela

Trans - Siberiano