2 de março de 2010

Quem disse isto?

“I have noticed even people who claim everything is predestined, and that we can do nothing to change it, look before they cross the road.”

Este Inglês nascido precisamente 300 anos após a morte de Galileu nunca se mostrou um aluno excepcional. Por imposição do pai teve de se inscrever na University College em Oxford o que lhe impossibilitou o sonho de uma carreira na área da matemática uma vez que a Universidade não leccionava na altura tal curso.
Decide então optar pela física e depois de completar o bacharelato decide estudar cosmologia. Ao mesmo tempo é-lhe diagnosticada esclerose lateral amiotrófica, a doença que lhe mudará a vida para sempre.
Progressivamente incapacitado fisicamente concerta-se no seu doutoramento e na ciência. Em 71 prova o primeiro de um conjunto de teoremas de singularidades em conjunto com o seu colega Roger Penrose mostrando que as singularidades são de facto um característica genérica da relatividade. O seu interesse por buracos negros leva-o a formular as famosas quatro leis da mecânica dos buracos negros.
Incapaz de se movimentar, falar ou alimentar de forma autónoma, ele continua o seu trabalho de forma inspiradora. Uma prova que a arte de pensar é grandiosa mesmo quando todo o resto do corpo falha.


1 comentário:

bacco disse...

O Grande Stephen Hawking

Sem dúvida o maior físico teórico da era moderna!

Sei que ocupou a cátedra de Matemática na Universidade de Cambridge, que também pertenceu a Isaac Newton.

Ainda bem que lembraste este senhor, nome maior que ouvi, quando em 1995 cheguei à UTAD para o curso de matemática.

Relembro que há dias atrás fez manchete nos jornais...

"O astrofísico britânico Stephen Hawking deixou hoje um dos mais prestigiados postos universitários do mundo, o lugar de Professor de Matemática em Cambridge, ocupado no passado por Newton"

Complemento a informação...

"O físico britânico Michael Green vai substituir Stephen Hawking como titular da cadeira "lucasiana" de Matemáticas na Universidade de Cambridge, um dos postos académicos mais prestigiados do mundo"

"Esta cátedra foi criada pelo parlamentar Henry Lucas em 1663 e foi ocupada por célebres cientistas, como Isaac Newton, há 300 anos"

Trans - Siberiano