2 de setembro de 2009

A arte da propaganda

Confesso que sempre dediquei uma especial atenção ao grafismo típico do material de propaganda política. Ainda mais se esta propaganda for extremada.
É nos extremos, quer políticos quer de situação, que podemos encontrar quase ao mesmo tempo expressões de ridículo e preconceitos bem como tratos de união passional em torno de uma causa. É precisamente devido a esta simbiose que muitas vezes fico maravilhado com os exemplos gráficos proporcionados pela propaganda política.

Revista LIFE

A segunda grande guerra foi, pois claro, um campo fértil em manifestações deste tipo (desculpem os mais sensíveis) de arte. Podemos encontrar nestes símbolos de ontem muitas das características da nossa sociedade de hoje. Da emancipação feminina do já mítico "We can do it", passando pela faminta produção industrial típica da economia de mercado em "PRODUCE to the limit" e terminando nos valores familiares em "keep these hands off".

Revista LIFE

Com um grafismo ora imponente ora delicado, com mensagens subliminares e simbologias ocultas, com colorações que alternam entre o obscuro presente e o futuro que se quer radioso, a propaganda política deixou, e deixa (porque ainda se faz), uma marca não só na nossa sociedade mas também nos corredores do design.

Sem comentários:

Trans - Siberiano