31 de maio de 2009

PJ - 8 álbuns, uma história (parte 2)

O sucesso inesperado de Ten deixou a banda em estado perplexo. Uns quantos miúdos de Seattle e um surfista de San Diego tinham transformado o panorama musical Americano. Em 1993 "Jeremy" ganha o prémio de melhor vídeo do ano. A editora do Pearl Jam pede então à banda para filmarem um video-clip para o tema Black.

A banda recusa e inicia uma"fuga" dos circuitos habituais de promoção. Os vídeos são postos de lado, as entrevistas dadas pela banda são raras, Eddie recusa-se a aparecer na televisão. A banda, consciente que o sucesso pode terminar com aquilo que eles mais gostam de fazer, refugia-se no estúdio para gravar Vs, o seu segundo álbum de estúdio. Contando com registos como Daugther, Animal e Dissident (uma das minhas preferidas) , Vs foi um sucesso de vendas. Só na primeira semana o disco vende 950378 cópias. A tremenda exposição mediática leva a banda a refugiar-se ainda mais e a evitar parecer nos média. No entanto, no palco, os Pearl Jam cimentam a fama de darem excelentes espectáculos. Mike nos solos improvisados e Eddie a trepar os holofotes e demais infra-estruturas tornam-se imagem de marca da banda.


Cientes do apoio dos fãs e cientes também da existência de vários monopólios comerciais no panorama musical Norte-Americano os Pearl Jam lançam uma ofensiva contra a Ticketmaster, empresa que na altura detinha o monopólio da venda de bilhetes. A banda queria preços acessíveis para todos os fãs e era completamente contra a cobrança de uma taxa de serviço por parte da referida companhia. Jeff e Stone vão a tribunal como testemunhas contra a empresa Ticketmaster. Como forma de protesto os Pearl Jam cancelam a tour de verão de 94 e recusam-se a tocar em locais onde a Ticketmaster tem contracto. O caso é oficialmente dado como terminado sem penalização para a Ticketmaster, no entanto, este caso mostrou uma banda com vontade de fazer frente ao corporativismo instalado, atitude que perdura ainda hoje.



Demonstrando uma capacidade criativa imensa, a banda grava o seu terceiro álbum durante o tour de Vs, entre pausas e intervalos, os Pearl Jam criam aquele que viria a ser um dos álbuns mais aclamados da sua existência. Falarei deste facto mais adiante, infelizmente, o ano de 94 trouxe uma má notícia para os amantes do Grunge. Com apenas 27 anos, aquela que foi talvez a maior estrela da constelação de Seattle põe fim à sua existência a 5 de Abril de 94. Cobain foi uma estrela efémera mas marcante e foi graças aos Nirvana que o Grunge cresceu exponencialmente. É sabido que os dois vocalistas não morriam de amor um pelo o outro, no entanto, a morte de Kurt teve profundo impacto de Eddie e nos restantes elementos, mostrando a faceta mais negra dos efeitos secundários que o sucesso pode ter. Reflectindo hoje sobre o trágico ano de 94, os Pearl Jam não têm dúvidas em afirmar que o seu auto-isolamento mediático foi uma decisão acertada...

Sem comentários:

Trans - Siberiano