16 de fevereiro de 2009

Klimagipfel - fotos

Por estes dias o PIK acolheu nas suas instalações um evento chamado Klimagipfel. A ideia era transmitir noções básicas sobre alterações climáticas e implicações da actual dinâmica global para a Humanidade a alunos dos 13 aos 16 anos. Escolas da Estónia, França, Dinamarca, Holanda e claro Alemanha aceitaram o pedido e vieram até ao PIK durante dois dias.
A ideia era que o evento fosse científico qb, mas, acima de tudo, divertido e não uma maçuda colecção de palestras com cientistas quarentões cujo momento alto de cada dia acontece quando acabam uma linha de código.

Para minha surpresa recebi um convite das relações públicas do PIK para participar como moderador de uma sessão do jogo "Keep cool" desenvolvido no instituto pelo mestre do pensamento conceptual e ex-colega de trabalho Klaus Eisenhack. Como é óbvio aceitei o convite.

Era suposto haver 3 grupos de 8 pessoas a jogar, cada um com um moderador, sentadinhos numa salinha arrumada com a porta fechada, tudo ao melhor estilo Alemão. Acontece que o entusiasmo gerado na minha sala foi tal que o barulho das discussões e negociações atraiu quem ia passando no corredor. Decidi então abrir a porta e deixar as pessoas entrar. No final, em vez das 8 pessoas iniciais estavam perto de 25... O que deveria ser uma sóbria explicação de um jogo tornou-se numa agradável "batalha de nações" protagonizada pelos jovens estudantes. Não podia ter sido melhor, alegria e ciência juntas para transmitir mensagens globais... uma tarde bem passada... fiquem com os melhores momentos...

As regras

As negociações

As lições...

O final apoteótico...

Abraços...

1 comentário:

Anónimo disse...

Só tu tinhas perfil para tal.
Abraço
Felicidades

Trans - Siberiano