20 de junho de 2007

Agora que venha o fim do mês...

Nove da manhã numa delegação do banco Sparkasse, a fila para o atendimento já contava com mais três pessoa para além de mim. A tarefa era simples, apresentar uma carta que recebi em casa e levantar o cartão de débito da minha recente conta bancária Germânica...

Decidi por à prova os meus parcos conhecimentos de alemão e pergunto pela Frau Schmidt (a senhora que me atendeu umas semanas antes). Para meu azar a simpática senhora não estava e tive de falar com outra Frau qualquer num alemão muito primitivo...

Eu- sou eu
OFQ-Outra Frau qualquer
(por causa das dúvidas vou traduzir literalmente o que disse)

Eu- Bom dia...

OFQ- Bom dia

Eu- Carta, banco... Eu cartão quero ... obrigado

OFQ- ?

Eu- C..A..R..T..Ã..O (mostrando o meu cartão da caixa geral de depósitos)

OFQ- OK.... risos

Eu- Fixe

OFQ- Carta do banco e passaporte se faz favor...

Eu- Passaporte?????

OFQ- Sim

Eu- Bilhete identidade... Portugal... Europa...

OFQ- Nein Nein..... Passaporte.

Eu- OK (por sorte até o tinha comigo)

OFQ- Assine aqui, aqui, aqui e aqui... depois de ler os termos e condições...

Eu- Não Alemão ler... mas assinar ... OK

OFQ- O seu cartão, obrigado, bom resto de dia

Eu- Adeus...

Enfim, mais surpreendente que o meu discurso tipo Neandertal é o facto de o meu BI de Portugal não valer nada neste país. Já não é a primeira vez que isto me acontece, nas finanças foi igual e na declaração de residência também. Mas isso será uma outra discussão, para já que venha mas é o fim do mês...









6 comentários:

Anónimo disse...

Guten Morgen Luis,

Alemão arcaico ou não, lá te desenrascaste...
Se precisares de ajuda, é só dizeres - sabes a quem pedir o meu contacto (mesmo não nos conhecendo pessoalmente - that's what friends are for).
Beijinho
Ana Raquel

Unknown disse...

Obrigado... Por acaso esse "grande" contacto ficou de me acertar uma visita ao museu da AUDI. Mas ainda só recebi umas fotos (muito interessantes)e pouco mais... É que em Agosto deixo a Alemanha...

Um abraço

Anónimo disse...

Eu estou cá até final de Agosto tb. Quanto á visita ao Museu é só dizerem... Há mais para além das fotos...

Beijinho

Anónimo disse...

Guten Morgen.
Fliege heute heim... Soll ich dir etwas aus Portugal bringen?
Aposto que percebes isto.
Se quiseres só precisas de dizer...
Beijinho

Unknown disse...

Sonne, bitte...

Boa viagem...

Anónimo disse...

Infelizmente não vou poder cumprir a minha promessa...
Mal vi o SOL!!!! Este clima está mesmo estranho...
Beijinho

Trans - Siberiano