Uma das obras primas mais influentes do sector aeronáutico do séc XX foi sem sombra de dúvida o programa soviético de aviões de combate MiG. Hoje vou falar de um deles, mais concretamente da versão que se tornou uma maravilha de 83, o fantástico Mig29.
Nascido da mesma prancha de desenho que o assombroso Sukhoi Su-27, O MiG29 apresenta características aerodinâmicas semelhantes ao seu predecessor. Para movimentar esta máquina quase toda construída em alumínio, a União Soviética pediu à empresa Klimov para instalar não um mas dois dos seus possantes motores RD-33. A característica mais marcante dos MiGs era a sua reduzida "carga de asa" (peso total do avião/área de asa). Isto fez com que os MiGs, até meados dos anos 80, possuísssem uma incomparável flexibilidade de manobras sem recurso à instalação de complicados sistemas informáticos de controlo de estabilidade idênticos aos do seu primo Americano F16.
O MiG29 continua a ser uma das mais belas máquinas que o Homem concebeu apesar de se encontrar extremamente desactualizado. Exemplos como o Eurofighter ou o novíssimo F-22 demonstram bem até onde a tecnologia aeronáutica chegou. No entanto para mim o MiG29 será sempre o ponto de referência de uma época onde a forma seguia os desígnios da função sem a complicada informatização instrumental de viria a ter lugar alguns anos depois...
O MiG29 continua a ser uma das mais belas máquinas que o Homem concebeu apesar de se encontrar extremamente desactualizado. Exemplos como o Eurofighter ou o novíssimo F-22 demonstram bem até onde a tecnologia aeronáutica chegou. No entanto para mim o MiG29 será sempre o ponto de referência de uma época onde a forma seguia os desígnios da função sem a complicada informatização instrumental de viria a ter lugar alguns anos depois...
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