22 de outubro de 2012

Pondo os números no mapa (3)...

O jornal Alemão Die Zeit decidiu investigar qual a nacionalidade preferida entre Alemães e Alemãs darem o nó. Para tornar as coisas mais interessantes o jornal exclui casamentos onde ambas as pessoas  são portadoras de nacionalidade Alemã. Estamos pois na presença da geografia matrimonial de Alemães com não-Alemães. Complicado? Um pouco, mas tudo fica mais claro com um par de mapas. Na imagem seguinte os mapa do canto superior esquerdo representa (por estado Alemão) a nacionalidade do parceiro masculino mais frequente em casamentos de senhoras Alemãs com senhores não Alemães. O mapa do meio a segunda nacionalidade mais frequente e o mapa da direita a terceira nacionalidade mas frequente.

Trocando por miúdos, as senhoras Alemãs preferem casar com senhores Turcos sempre que os senhores Alemães se revelem indisponíveis. O padrão é quase uniforme em todos os estados excepto três; Saarland, Rheinland-Pflanz e Mecklenburg-Vorpommern. Nestes estados os parceiros masculinos preferidos são Italianos, Norte-Americanos e Holandeses respectivamente. Na luta pelo segundo lugar do pódio temos Italianos e Britânicos em disputa acesa. Os Britânicos conseguem a prata em Berlin, Brandenburgo e Alta Saxónia, os Italianos em Hamburgo, Bremen e um pouco por toda a Alemanha Ocidental. O terceiro lugar da nacionalidade preferida pelas senhoras Alemãs para casar (canto superior direito) não tem um padrão tão definido. Americanos, Marroquinos, Indianos, Croatas... No estado onde moro a preferência vai para homens Polacos. 

As coisas mudam de figura quando olhamos nas preferências masculinas germânicas para contrair o santo matrimónio (três mapas do fundo). Logo à partida salta à vista que os homens Alemães têm gostos bem mais homógenos que as senhoras Alemãs. Tirando pontuais excepções os homens Alemães preferem casar com senhoras do Leste Europeu. Os Alemães do Ocidente preferem as polacas, os Alemães mais a Leste preferem as Russas. O sul da Alemanha parece ser a única região onde os gostos masculinos diferem. As senhoras Turcas são as preferidas em Baden-Württemberg enquanto que na Baviera as afinidades com Áustria parecem intemporais. Na contabilidade para o terceiro lugar (canto inferior direito) a Ucrânia aparece e força e conquista quase todo o Leste Alemão. 

1 comentário:

Rotiv disse...

Boas gajo,
Bem, se bem me lembro do mapa e se resolveres dar o nó por esses lados de Brandenburger, acho que te vai tocar uma Polaca, Russa ou Ucraniana... nada mau...
Descansem as mulheres portuguesas... a minha análise assenta num pressuposto errado, tu não és alemão!!!
Abraço

Trans - Siberiano