13 de janeiro de 2010

Ainda a geometria e ainda Transmontana...

Já tiveram a sensação de caminhar por um espaço onde tudo parece "natural" apesar de ser objecto de forte intervenção humana?
Não sei se na arquitectura esta simbiose entre a naturalidade de um espaço (para a qual não encontro definição) e a mão humana que o modificou tem um nome. O que sei é que sinto uma naturalidade inerente aos espaços que compunham os fins-de-semana da minha infância, infância física leia-se.

Dentro de uma casa ou à beira rio, todos os elementos que compõem um espaço me parecem dispostos de forma lógica e obedecendo ao propósito de uma função. O forno com a entrada virada para a janela de forma à luz poder penetrar o seu interior ou os muros de pedra cimentados apenas à força gravítica de acordo com o fluir do rio são pois exemplos onde a estética emerge da função.

A minha leiga percepção diz-me que hoje em dia o espaço natural é desafiado e modificado (veja-se o exemplo do Dubai) e que antigamente o espaço natural era incorporado. Seriam então os nossos antepassados os supremos arquitectos do espaço natural?

1 comentário:

designi disse...

Belas fotos!!! O interior sem dúvda que tem muito mais para dar... que belissimas paisagens :D

Trans - Siberiano