4 de março de 2009

Enigma bárbaro...

Vamos uma vez mais explorar as maravilhas das falácias estatísticas...
Andava eu a dar uma vista de olhos pelo jornal OPúblico de hoje (04/03/09) e eis que me deparo com este gráfico.

Como podem ver o gráfico traduz em termos percentuais, quanto, em média, o salário de um homem é superior ao de uma mulher nos vários países da Europa. Uma rápida vista de olhos permite avaliar duas coisas.

Primeira; Portugal continua nos lugares do costume, lá no fundo, apesar de neste caso o lugar não ser necessáriamente mau. Ao que parece em média as mulheres e os homens Portugueses "só" diferem em cerca de 8%. Ainda assim a situação é desfavorável ás mulheres, situação que se verifica em todos os países representados.

Segunda; Por falar em países representados... por acaso vocês vêem a Alemanha em algum lado... hummm. Eu não... onde será que se meteram os bárbaros? Eles que costumam estar na dianteira de tudo... (Um pormenor interessante a reter é que a fonte deste gráfico segundo O Público é a Comissão Europeia.)

Como eu sou muito curioso decidi fazer umas pesquisas e, sorte minha, encontrei outro gráfico, mas desta vez com a Alemanha... Cá está ele...À carago... Assim tá bem. Já estava a ficar assustado em não encontrar os meus amigos no topo.
Este gráfico foi publicado no Washington Post e representa o mesmo que o anterior. Como podem ver alguns países estão em falta e os lugares relativos variam um pouco. Perguntam então vocês, com que dados foi este gráfico feito? A resposta "SOURCES: Eurostat".
Não sei quais os valores mais correctos, mas tal como no gráfico anterior, Portugal apresenta-se como um dos países mais equilibrados salarialmente no ao género diz respeito.

Os dois gráficos podem esconder no entanto uma falácia estatística. É que na Holanda e Dinamarca por exemplo é costume as mães apenas terem trabalho a tempo parcial após o nascimento de um filho. Por consequente,ganham menos, o que não implica que vivam pior... Não sei ao certo se na Alemanha se verifica uma situação semelhante, mas tenho a opinião que não.

Enfim, mais um enigma bárbaro... Será que a comissão europeia não sabe que o EUROSTAT existe? É que sempre podiam incluir mais uns quantos países... Ou será que foi O Público que decidiu não incluir a Alemanha?

Eu chamo-lhe teoria da conspiração.

Mas agora vou mas é dormir... Até amanhã...

Sem comentários:

Trans - Siberiano