4 de junho de 2008

Livros a ler

Seguem as habituais sugestões de leitura. Estes foram alguns dos livros que me acompanharam no mês de Maio.

Comboio Nocturno para Lisboa.


Sugestão do Paulinho.
Um livro, na minha opinião, muito bem escrito. A história gira à volta de um curioso livro de um autor Português, Amadeu de Prado, que foi médico, poeta e resistente durante o Salazarismo. Raimund, um professor de grego da cidade de Berna, impede que uma misteriosa Portuguesa se suicide, descobre o livro de Amadeu e embarca para uma viagem até Lisboa onde a misteriosa vida de Amadeu lhe é relevada. Os textos de Prado sobre o silencio, a melancolia e as relações humanas são muito bem conseguidos e fazem-nos reflectir bastante.

The Quark and the Jaguar


Escrito por Murray Gell-Man, nobel da física em 69, retracta as suas visões por algumas das mais conhecidas disciplinas da física. Está quase tudo neste livro, a relatividade, o electromagnetismo, a física de partículas, a física quântica etc... Sendo um físico teórico, a linguagem é sempre muito acessível e engraçada. Recorre habitualmente a comparações com objectos e situações da vida real para explicar conceitos científicos por vezes complicados. A analogia dos quarks com gelados de diferentes sabores é simplesmente uma delícia...

The Shock Doctrine.


A simpática jornalista Canadiana Naomi Klein escreveu o mais perturbador livro de Maio. Uma reflexão interessante sobre o modo de como a administração Bush e outras espalhadas pelo Mundo usaram eventos extremos e aleatórios (sismos, tempestades, terrorismo etc..) para aprovar medidas governativas que tocam a fronteira do autoritarismo e da total ausência de protecção social. Ataque aberto aos adeptos do puro e duro liberalismo económico e também um ataque aberto à administração Bush. Contêm alguns apontamentos, que, a serem verdade, nos fazem reflectir a sério sobre o poder (por vezes disfarçado) do estado na vida das pessoas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Correcção: "Comboio Nocturno para Lisboa" - sugestão da Joana!

Trans - Siberiano