13 de maio de 2008

Heiligersee, os amigos e a história...

Fim de semana prolongado por estas bandas.

Que melhor maneira de terminar este lindo período de ócio do que com um mergulho com os amigos num dos muitos lagos de Potsdam. Desta vez em Heiligersee (Lago sagrado) rodeado de história. Afinal de contas, foi muito perto deste local que de 17 de Julho a 2 de Agosto de 1945 decorreu a célebre Conferência de Potsdam que basicamente pôs fim à II grande guerra e "dividiu" a Alemanha.

Por estes jardins passearam-se na altura, Churchil (que viria a ser substituido mais tarde por Attlee), Stalin e Truman... É claro que os chatos dos Franceses tinham de marcar presença, assim sendo DeGaulle foi posteriormente convidado para as conversações.

Das várias histórias que se contam durante a visita guiada à sala onde foram assinados os tratados, uma é bem curiosa. Correm rumores que Stalin, dois dias antes da chegada a Potsdam, terá sofrido um princípio de ataque cardíaco, tal suspeita nunca se veio a confirmar por parte das autoridades Soviéticas. Mas imaginem o rumo que a história poderia ter tomado caso o ataque cardíaco fosse mais grave!!!

Enfim, história, natureza, calor e amigos... O desfecho perfeito de um fim de semana dos grandes...

Abraços

Sem comentários:

Trans - Siberiano