16 de março de 2008

Notícias (ainda cheio de sono) da Austrália...

Começou finalmente a temporada 2008 de Fórmula 1. A primeira corrida foi, como vem sendo habitual, na Austrália. Isto significa duas coisas, a primeira é que a corrida tem lugar no excelente circuito de Melbourne, a segunda é o ter de acordar às 5 da manhã (hora Alemã) para poder ver homens e máquinas gladiarem-se durante 58 voltas pelo lugar mais alto do pódio... e então? vale a pena acordar antes de o sol nascer?

Claro que sim, ainda para mais porque este fim de semana os fãs tiveram uma corrida conturbada mas cheia de emoção. Para a estatística fica uma vitória sem contestação por parte da MacLaren protagonizada pelo jovem Lewis Hamilton, simplesmente sem comentários. Em segundo lugar surge Nick Heidfeld que levou o seu BMW a um excelente segundo lugar, ficando agora a dúvida de uma possível vitória mais lá para o meio da temporada, ou, quem sabe, já na Malásia no próximo fim de semana?


Eu em especial, tive a enorme alegria de ver o Nico subir ao terceiro, e muito merecido, lugar do pódio pela primeira vez com a Williams. De facto, a "minha" equipa esteve bem durante toda a corrida, mostrando um andamento semelhante à BMW. A equipa Germânica foi mais forte nas paragens, assim sendo, um terceiro lugar é uma justa classificação para o team de Grove que está em crescendo de forma... O segundo representante da Williams não esteve tão bem. Ainda um pouco inexperiente, Kazuki não evitou o contacto com a fibra de carbono da traseira do BMW pilotado por Kubica, obrigando o nipónico a uma paragem no pit. Vários percalços e desistências alheias ditaram um honroso penúltimo lugar nos pontos para simpático Japonês.

Kimi deu alguma luta, saindo bem de trás da grelha ( e após ter andado a snifar os escapes do Rubinho uma data de tempo), conseguiu colar-se na terceira posição... Numa manobra arriscada na luta com Kovalainen pela terceira posição, Iceman não encontrou asfalto Australiano suficiente para completar a ultrapassagem visitando a muito requisitada gravilha de Melbourne e regressando à pista na cauda do pelotão... A cinco míseras voltas do fim, Kimi estaciona (outra vez) o Ferrari número 1 na entrada do pit lane, consumando a sua desistência da primeira prova do ano... Haverá, já na Malásia, pressões de Maranello para apagar esta má exibição vermelha? Massa esteve mal, bastante mal, uma piasca na primeira curva e o resto não comento... melhor sorte para daqui a uma semana...

Kovalainen esteve bem, acho que vai conseguir bons resultados assim que arranjar os horários das saídas do safety car... Olho neste Finlandês... Alonso fez o que podia, o R28 é fraco e acho que neste caso o piloto fez a diferença. O quarto lugar é sem dúvida fruto de azares de terceiros, mas, que seria da Renault se não tivesse Alonso mas sim dois Piquets? Tal como à um ano atrás, impõe-se agora um puxão de orelhas de Briatore ao seu Rookie canarinho... Acho que o R28 vai melhorar continuamente até final da época, mas será suficiente para lutar pelo pódio regularmente?


Mais havia para contar mas não vale a pena... isto é tudo muito bonito mas a verdadeira competição só começa no velho continente. Os primeiros circuitos da temporada são tradicionalmente menos reveladores dos defeitos das máquinas e o verdadeiro potencial das equipas será revelado nos clássicos e bonitos circuitos europeus. Para já ficam indicações...

Sem comentários:

Trans - Siberiano