15 de agosto de 2007

Quatro dias pela Alemanha... Dia 2

Neste segundo dia a máquina fotográfica ficou em casa, foi um dia para relaxar, ainda assim espero que consigam "ver" tudo o que eu vi...


Hoje não existiu despertador, não existiu o barulho do eléctrico a entrar levemente pelo quarto, não existiu um acordar artificial. Acordei com a ténue luz a entrar pela janela, com o canto de dois pássaros no beiral da varanda, acordei já sozinho no quarto. O Fro tinha saído enquanto eu dormia. Levanto-me, tomo banho e visto a T-shirt vermelha que trouxe de Portugal. Espreito para a cozinha, já todos estão sentados e preparam-se para começar a tomar o pequeno-almoço, digo bom dia e todos me perguntam se dormi bem…


A mesa feita de madeira castanho escura está repleta de pão, doces, queijos, salame, café e leite, manteiga e alguns bolos. Figuram também em cima da mesa quatro pequenas bases de madeira, um arranjo de flores e três velas vermelhas que inundam a cozinha com um suave aroma enquanto ardem. Sento-me em frente à “minha” base de madeira e sou convidado a começar a comer… As cores, os cheiros e os sabores rodopiam naquela pequena e confortável cozinha, a chuva começa a cair, consigo vê-la a acariciar as flores da varanda enquanto corto mais uma fatia de bolo… As conversas são agradáveis, sua mãe pergunta-me coisas sobre Portugal, o Fro fala sobre Oslo e é claro todos conversamos sobre Hamburgo… Ali, no meio de toda aquela calma sinto-me feliz, estou rodeado de pessoas que apenas conheço há uns meses, elas são a coisa mais parecida com uma “família” que descobri nesta terra estranha…

A mesa é limpa e a cozinha arrumada com a ajuda de todos. O Fro está impaciente para ir às compras até à cidade, eu prefiro ficar e ajudar a comprar as coisas que faltam para a festa no pequeno mercado local. Até breve Fro, diverte-te…

Caminhamos por entre cheiros de vegetais frescos, mel, doces e pessoas. Apesar do céu cinzento as pessoas continuam cá fora a escolher flores ou a comprar os ingredientes para o seu almoço.

- Vou-te levar até aquela loja, quero-te mostrar algo…

-Ok, respondo…

A loja está repleta de chás, tantos que não dá para contar. Prateleiras cheias de caixas de papel de diversas cores percorrem quase toda a loja. Paramos, ela segura uma caixa castanho escura, Yogi tea Choco, o meu favorito. O chá em si é simples de fazer, no entanto, existe uma maneira de o tornar ainda mais saboroso. Nunca percebi bem como se faz, pois as instruções costumam vir em Alemão, só sei que além de água também se temos de usar leite e paus de canela…

- Leva esta, o modo de preparação está em Inglês, assim podes faze-lo em casa sozinho…

Agradeço e voltamos a casa depois de um passeio pela floresta…

Passei o resto do dia a ler o livro Angela’s Ashes e a relaxar na varanda. A festa começa por volta das 7 da noite, ajudo nos preparativos finais. As pessoas chegam, converso, rimos, comemos e por fim ouvimos música, portuguesa… Tenho de ir dormir, amanhã cedo parto para Munique, um abraço forte e até daqui a uma mês, vou ter saudades… Adormeço…

Sem comentários:

Trans - Siberiano